Mais compartilhadas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Vírus espalha-se através do chat do Facebook.


Vírus espalha-se através do chat do Facebook.
Uma nova ameaça de vírus (malware) foi descoberta na maior e mais utilizada rede social do momento (Facebook). Dorkbot, é o nome do mais recente malware da internet, ele se espalha através do chat das redes sociais.

Este Malware é capaz de controlar a sua própria duplicação enquanto se instala nos computadores das pessoas, ele também consegue espionar as atividades realizadas pelas vítimas durante a utilização da internet, além disso, ainda rouba as informações pessoais dos utilizadores da rede.

Especialistas de diversos países nomeadamente, Estados Unidos, Portugal, Índia, Reino Unido, Turquia e Romênia, afirmaram que o malware já foi reconhecido pela sua circulação nesses mesmos países.

Outra característica do Dorkbot é que ele finge ser um arquivo de imagem, enquanto o vírus instala um código malicioso no computador quando a pessoa tenta abrir o programa. As ameaças foram identificadas sendo hospedadas no MediaFire, empresa que após tomar conhecimento dos fatos divulgou que iniciou medidas para removê-las.

Alguns arquivos que trazem a extensão .jpg.exe e .bmp.exe podem causar confusão entre os utilizadores da internet e assim aumentar propagação do malware.

Além de espalhar-se pela internet, o malware consegue ainda ser multiplicado via USB infectado.

Especialistas da internet recomendam evitar clicar em links suspeitos, recebidos pelo chat do Facebook ou redes como o IRC, é sempre bom verificar a autenticidade dos URLs recebidos antes de abri-los.