Mais compartilhadas

domingo, 31 de março de 2013

Equador planeja vender parte da Amazônia.

Equador planeja vender parte da Amazônia.
O Governo do Equador está planejando vender uma parte da Floresta Amazônica para companhias de petróleo da China.

A venda dos mais de 3 milhões de hectares da maior floresta do mundo, será feita através de um leilão. Alguns jornais noticiaram, que um grupo de políticos equatorianos, já negociaram alguns contratos entre o governo do país com empresas petrolíferas chinesas.

O que eu não entendo, é que numa altura em que todos pregam o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, como uma das principais causas a defender atualmente no mundo, essa notícia vai na contra-mão de todas essas causas em defesa.

Pelo que eu saiba, até o momento nenhuma entidade se pronunciou contra a venda de parte da Floresta Amazônica, aliás apenas alguns grupos indígenas que vivem naquela região é que demostraram a sua insatisfação com a situação, afirmando que não deram nenhum consentimento para o negócio. Os índios alegam que qualquer projeto envolvendo a extração de petróleo naquelas terras, colocaria em causa todo o seu modo de vida, sem falar da destruição que causará ao meio ambiente.

Pelo lado do governo equatoriano, eles afirmam que até poderiam utilizar a "força" para realizar quaisquer atividades do seu interesse naquelas terras, caso haja alguma oposição, isto porque o governo está salvaguardado pela lei do seu país. Mas ao mesmo tempo, o próprio governo afirma que essa não é a sua política, o governo espera estabelecer uma relação de benefício para todos.

Querem acabar com o planeta em prol do capitalismo selvagem que toma conta do ser humano, o chamado ouro negro do século XXI, o petróleo, é o maior responsável pelas discórdias do mundo atual, quantas guerras já vimos e quantas mais veremos, tendo como causa principal a luta pelo petróleo.

Quantas catástrofes naturais já aconteceram e quantos milhares de pessoas já morreram, tendo como única e exclusiva causa " a luta pelos domínios do petróleos", para quem duvida da privatização dessa parte da Amazônia, não duvide porque é totalmente possível, porque o dinheiro nos dias de hoje compra tudo.

Se no Brasil, a floresta vem sofrendo imenso, com o desmatamento de forma ilegal na extração de madeiras e outras matérias-primas, e por conta disso boa parte da floresta já desapareceu, juntamente com milhares de espécies de animais e plantas, e se o governo equatoriano decide de vez pela venda de parte do seu território da floresta para companhias petrolíferas, será o fim de mais uma boa parte da floresta, e assim aos poucos o homem vai destruindo o chamado pulmão do mundo.