Mais compartilhadas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Justiça brasileira condena envolvidos no mensalão.

O julgamento do mensalão.
Esse é o Brasil que todos os brasileiros sonham, um país onde a justiça faz valer a sua força, punindo com rigor todos aqueles que infringem a lei de algum modo.

O governo do Ex-presidente Lula, ficou marcado na história brasileira e mundial, como um dos melhores, ou senão, o melhor governo brasileiro de todos os tempos, desde a implantação da República Brasileira.

Por um outro lado, como tudo na vida não há nada perfeito, há sempre uma maçã podre na macieira, esse governo tão próspero que teve uma duração de dois mandatos cada um de quatro anos, também teve o seu lado obscuro e ficou marcado pela corrupção de alguns ministros, assessores e empresários, num esquema que movimentou muitos milhões de reais.

O mediático caso do mensalão, assim como ficou conhecido. Que se caraterizava pela compra de votos por parlamentares, para a aprovação de projetos do governo, foi a nódoa negra que manchou o governo Lula. Vale a pena ressaltar que até ao momento nada ficou provado quanto a participação do ex-presidente Lula no esquema.

Essa farra com o dinheiro público brasileiro, organizada por parlamentares, assessores e empresários, ao qual muitos chamaram de mensalão, muitas das vezes mais parecia uma novela ou um filme de comédia talvez, isto porque depois que o caso veio a público causando um verdadeiro escândalo, onde vários canais de televisão de todo mundo, divulgaram imagens onde as pessoas envolvidas no esquema recebiam e escondiam nas cuecas ou nas meias o dinheiro proveniente do pagamento das propinas. A comparação do caso com uma novela ou um filme de comédia, deve simplesmente ao fato do povo brasileiro fazer piadas com tudo e assim mostrou um povo mesmo indignado com a situação, fazendo muitas vezes inúmeras piadas envolvendo o acontecido, o certo é que há inúmeros outros melhores motivos para o povo rir.

Mas o melhor ainda estava por vir e veio, bem diz o ditado popular que a justiça tarda mas não falha. Isto porque depois de alguns anos passados após o escândalo, depois de vários processos e acusações, finalmente aconteceu o julgamento dos acusados envolvidos no esquema e assim os envolvidos foram jugados e condenados, entre eles estão os envolvidos mais conhecidos do processo, nomeadamente o Publicitário Marcos Valério, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do Pt José Genoino, sem contar mais outros sete condenados menos conhecidos pelo povo.

Finalmente o Brasil deu um exemplo de como deve funcionar a justiça de um país, julgando e condenando todos aqueles que teimam em infligir a lei. A justiça é para todos e não deve privilegiar ninguém, ela deve ser posta em prática sempre haja a necessidade de punir, mesmo quando se tratar daqueles que estão no poder de uma nação, que praticam a corrupção em vez de darem o exemplo.

Todo esse processo do julgamento do mensalão culminando com a punição dos envolvidos, foi noticiado, divulgado e elogiado por toda impressa internacional, referenciando que o Brasil está mesmo no caminho do desenvolvimento, onde a justiça funciona de verdade. 

A justiça é parta todos independentemente da classe social ou carreira profissional que ocupe.