Mais compartilhadas

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cultura - Pequim proíbe mais de duas moscas por WC público.


Pequim proíbe mais de duas moscas por WC público.
Duas moscas é o número máximo de insetos que os banheiros públicos de Pequim vão poder ter. Esta é uma decisão recente que tem sido ridicularizada nas redes sociais e em outros lugares da internet.


O esforço legislativo da capital chinesa para melhorar as condições de higiene dos inúmeros banheiros públicos, resultou na insólita regra que admite no máximo duas moscas por WC.

As novas leis abrangem os 12 mil banheiros públicos de Pequim, alvo frequente de queixas, tanto de turistas como de residentes, sobre a sua higiene. É precisamente com essa situação que o governo da capital chinesa decidiu apertar a legislação, determinando que o lixo seja recolhido de meia em meia hora, que as instalações sanitárias tenham instruções em duas línguas e que... não haja mais de duas moscas no mesmo espaço.

A mesma lei estabelece também a proibição de acumulação de urina ou água nas privadas. A lei aplica-se a todas as instalações sanitárias de Pequim nomeadamente, jardins públicos, estações de comboios e metros, centros comerciais, aeroportos, hospitais e supermercados, o sanitário que exceder o limite de duas moscas por espaço, arrisca-se a ficar fechado. 

Para que a medida funcione, vários inspetores vão visitar estes banheiros regularmente, além disso as autoridades já recomendaram a instalação de sistemas para eliminar os insetos e informaram que cada banheiro público terá um número de telefone para que as pessoas possam fazer reclamações. 

Um residente na capital, lembra, no entanto, que as moscas não são o único problema e menciona a publicidade nas paredes dos banheiros e a falta de papel higiênico e sabonete.

Xie Guomin, responsável pela divisão municipal de saneamento, explica que as novas determinações deverão servir como "prevenção" para ajudar a manter os sanitários limpos.

Como era de esperar, a notícia está a ser das mais comentadas na Internet, com a pergunta óbvia a repetir-se: Quem vai contar as moscas?

Pequim proíbe mais de duas moscas por WC público.
Às vezes uma grande ideia é ridicularizada por um simples detalhe ou por falta de um pequeno reajuste na sua elaboração, e quem disse que todas as brilhantes ideias nascem completamente perfeitas enganou-se, o que há de errado nessa lei chinesa, sinceramente não vejo nada de errado, talvez seja o fato de permitir apenas duas moscas por banheiro, simplesmente foi um meio de chamar a atenção ao assunto, uma forma de causar impacto e acho que o conseguiram, porque a noticia em poucas horas foi veiculada em quase todo o mundo, de uma forma irônica, mas foi.

Mas qual o motivo de tanta piada, será porque a lei foi inventada na China, talvez se fosse nos EUA seria uma grande ideia, ou não, porque muita gente pensa que tudo que vem dos EUA é espetacular, ou pelo menos eles próprios pensam. 

Muitas pessoas tentam ridicularizar a cultura chinesa, mas esquecem-se que não há nenhuma cultura perfeita, é certo que por lá acontecem algumas coisas bizarras, mas em compensação noutros lados também acontecem, e talvez não sejam tão divulgado porque a China já está rotulada com algumas "esquisitices" que acontecem por lá.