Mais compartilhadas

domingo, 12 de agosto de 2012

Seleção Brasileira decepciona.

Mano Menezes
Mais uma vez, a Seleção Brasileira de futebol decepciona os seus milhares de torcedores e não conquista a tão sonhada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, jogando mal durante toda a campanha na competição, vencendo mas não convencendo, mesmo diante de seleções consideras fracas no cenário mundial do futebol, caiu diante do primeiro adversário considerado relativamente forte, o México começou a ganhar desde os 30 segundos de jogo e assim ditou o fim da passagem da Seleção Brasileira pelos Jogos Olímpicos, com uma derrota por 2x1 e até podeira ter sido por mais, uma vez que a defesa demonstrou imensas fragilidades, tomando gols em quase todos os jogos, ao todo a defesa brasileira sofreu 9 gols em 6 jogos, não sofreu gols apenas contra Nova Zelândia e Coreia do Sul.

Junto com essa derrota, surgem várias perguntas, uma das mais questionadas é a continuidade do treinador, aliás, considerando por muitos como um dos culpados pela derrota, se é que existe culpados ou inocentes.
Romário

O ex-jogador Romário que foi comentarista do jogo transmitido na televisão aberta no Brasil, no fim do jogo, fez duras críticas direcionadas ao treinador, dizendo tudo aquilo que impressa brasileira não tem coragem de dizer, esse treinador não serve como treinador da seleção, treinador de clube é uma coisa, treinador de seleção é outra coisa totalmente diferente, não serve para a seleção.

Será possível a continuidade do treinador para o Mundial 2014, que realizar-se-a no Brasil?

E o Neymar, alguém o viu na final? O jogador que não ganhou nada, mas no Brasil já é considerado como um dos melhores mundo, comparado inclusive com Messi e Cristiano Ronaldo, o que todos viram foi a sua má atuação na final contra o México, e  o que aconteceu  com o seu futebol, aliás, o que aconteceu com o futebol que ele mesmo disse que tinha aprendido a jogar no dia da derrota na final do mundial de clubes contra o Barcelona em 2011, afinal ainda aprendeu o suficiente.
Neymar

Muitos torcedores e até mesmo jogadores reclamaram muito da individualidade do Neymar em todos os jogos, o jogador Hulk foi o primeiro a manifestar a sua insatisfação com a atitude do colega de equipe, logo no primeiro jogo contra o Egito quando o atacante Hulk foi substituído, foi visível a sua insatisfação. Nos dias  seguintes já circulava na imprensa que os dois atacantes teriam discutidos e não estavam se falando, ou seja, logo no início criou-se um mal ambiente na equipe.

Mas este episódio com o Neymar, saiu mais caro para o atacante Hulk, pelo fato de ter manisfestado sua insatisfação logo com a "estrela ofuscada" da equipe, o ambiente pelos vistos não deve ter melhorado, e dois    jogos depois, mais precisamente nas quartas de finais contra Honduras, o atacante perdeu a titularidade para o lateral esquerdo Alex Sandro, que passou a jogar improvisado como meio de campo. Aqui neste momento nomeio alguns erros  do treinador, ora vejam, se o jogador Hulk era um dos três jogadores com idade superior aos 23 anos, teoricamente teria que ser titular para justificar a sua convocação, além disso o atacante estava coberto de razão porque o Neymar prende muito a bola, faz muita firula sem necessidade, e qualquer pessoa que conheça futebol sabe que isto não ganha jogo algum, em vez do treinador corrigir os erros do Neymar não, acabou penalizando um jogador que vinha jogando muito bem desde os amistosos da Seleção principal.

Também percebi que alguns jogadores fizeram uma "panelinha" contra o atacante Hulk, porque nas comemorações o grupo parecia não está unido, estavam todos a volta do Neymar.

Tirar Hulk da equipe titular foi o pior erro do treinador, primeiro porque o jogador estava jogando bem, segundo porque ele não foi capaz de corrigir a individualidade do Neymar, terceiro porque improvisou um jogador que não é daquela posição, além de mudar o esquema da equipe para um mais defensivo, e último porque na final o atacante Hulk mostrou que é capaz de fazer parte da Seleção e se tivesse em campo desde o início talvez a história seria outra.

Futebol se joga em equipe uma estrela sozinha não resolve nada, qualquer um sabe disso, será que os jogadores e comissão técnica brasileira não vêem os jogos das seleções Europeias nomeadamente, Espanha, Itália, Alemanha...